Blog

Rouquidão pode ser sintoma de refluxo?

Sim! Rouquidão, pigarro, tosse crônica e dor no peito podem ser sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico. A doença se caracteriza pelo retorno de parte do conteúdo gástrico para o esôfago e esses sintomas podem aparecer devido as lesões que são causadas em órgãos próximos, como a faringe, laringe ou pulmão.

Apesar desses sintomas, os mais comuns são a sensação de queimação e do retorno do alimento. O refluxo é uma doença crônica, mas que pode ser tratada com uma adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e com alguns medicamentos. A doença pode ter uma piora com uma alimentação ruim e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

O diagnóstico é feito através dos sintomas com um médico gastroenterologista e complementado com o exame de endoscopia, que avalia a presença de lesões no esôfago e estômago.

Dra Milena Westphalen

Gastroenterologista - CREMERS 36631 | RQE 32003

Formada em Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a Dra. Milena Westphalen realizou Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campo de atuação Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Desde Março de 2018, a Dra. Milena faz parte do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF - e das equipes de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da Instituição.

Curriculo Especialidades
Chat
Precisa e Ajuda?
Powered by