(54) 99156-5529

Diarreias agudas e crônicas

Por definição, a diarreia aguda se caracteriza pela ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações. A maioria dos casos é autolimitada, durando cerca de 14 dias, mas também podem se estender por até 4 semanas. Outros sintomas que estão associados são náusea, vômito, febre e dor abdominal (cólica). Em alguns casos há presença de muco e sangue nas fezes. Uma das preocupações é a desidratação causada pela diarreia e pelo vômito que piora o mal estar deixando o paciente cansado, com cefaleia e até mesmo sensação de “desmaio”.

Entre as causas não infecciosas estão o uso de antibióticos, abusos alimentares (adoçantes, gorduras, bebidas alcoólicas, entre outros), pacientes em quimioterapia e doenças intestinais ainda não diagnosticadas.

Já as infecções podem ser de origem bacteriana, viral ou parasitária. Deve-se suspeitar quando o paciente possivelmente foi exposto a fonte de água ou alimentos contaminados, teve contato com objetos contaminados ou outras pessoas com sintomas de gastroenterite.

O tratamento precisa ser individualizado e a automedicação evitada.

Dra Milena Westphalen

Gastroenterologista - CREMERS 36631 | RQE 32003

Formada em Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a Dra. Milena Westphalen realizou Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campo de atuação Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Desde Março de 2018, a Dra. Milena faz parte do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF - e das equipes de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da Instituição.

Curriculo Especialidades
Chat
Precisa e Ajuda?
Powered by