(54) 99156-5529

Dúvidas Frequentes

O que são pólipos intestinais?

São alterações da mucosa do intestino encontradas durante um exame, principalmente a Colonoscopia. Comuns em cerca de 20% da população. São causados pelo crescimento anormal da mucosa. Podem ter tamanho e formato variados (“moeda”, “verruga”, “cogumelo”). Ao encontrar um pólipo no intestino ele deve ser removido sempre que possível. Após a retirada é encaminhado a um Laboratório de Patologia para se determinar o tipo de pólipo. Alguns são benignos, mas outros podem se transformar em câncer.

Tenho diarreia e dor abdominal depois de comer determinados tipos de alimentos, isso é um problema?

Depende do tipo de alimento que está causando estes sintomas. Por exemplo, se toda vez que você consome leite de vaca ou alimentos que contenham derivados do leite acaba apresentando esses sintomas você pode ser intolerante a Lactose. O importante é que uma mudança do seu hábito intestinal ou alteração do aspecto das fezes (cor, consistência, tamanho) precisa ser investigada por um médico Gastroenterologista.

Na Endoscopia que fiz o laudo dizia “Pangastrite endoscópica enantematosa leve”. O que é?

É um diagnóstico endoscópico de inflamação da mucosa do estômago. Significa que ao olhar seu estômago o médico percebeu uma cor mais “avermelhada”. Esta inflamação pode ser classificada quanto a sua intensidade (mínima, leve, moderada ou acentuada), ser aguda ou crônica, assim como pode ter diversas causas. Para esclarecer estas dúvidas normalmente são realizadas biópsias, ou seja, são retirados pequenos fragmentos da mucosa do estômago que então são enviados a um Laboratório de Patologia para análise.

No ultrassom de abdome que fiz o laudo dizia “Esteatose hepática”. O que é?

É um diagnóstico ultrassonográfico de presença de gordura no fígado. O médico que realizou o exame percebe alterações de cor e textura do fígado. Em geral, o laudo diz também o grau de infiltração gordurosa (leve, moderada, acentuada). No ultrassom é possível identificar também sinais de doença hepática crônica, como a cirrose, que é uma consequência da esteatose hepática cronicamente não tratada.

Sinto azia todos os dias, preciso me preocupar?

O sintoma pirose, conhecido como azia, normalmente é um sinal de refluxo gastroesofágico. Isto ocorre quando o conteúdo do estômago, seja suco gástrico (ácido) ou alimento, reflui do estômago para o esôfago deixando uma sensação de “queimação”. Em alguns casos esse refluxo pode chegar até a garganta, causando náusea, regurgitação, tosse ou “amargor” na boca. A Doença do Refluxo Gastroesofágico causa inflamação no esôfago, que cronicamente sem tratamento pode levar a consequências graves. Portanto, se você sentir azia todos os dias precisa sim consultar um médico Gastroenterologista.

Dra Milena Westphalen

Gastroenterologista - CREMERS 36631 | RQE 32003

Formada em Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a Dra. Milena Westphalen realizou Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campo de atuação Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Desde Março de 2018, a Dra. Milena faz parte do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF - e das equipes de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da Instituição.

Curriculo Especialidades
Chat
Precisa e Ajuda?
Powered by